Internet como fonte do conhecimento

A internet já se tornou o paradigma da aprendizagem nos dias de hoje? Como devem ser nossas escolas (ainda devem existir?) para que os alunos saiam preparados para um mundo que muda radicalmente em velocidades sempre maiores? Como professores deve se portar para manter o interesse dos alunos em um tempo em que nos tornamos multi focais (ou seria sem foco?).

Minha opinião é que o sistema tradicional de ensino é arcaico (e há muito tempo o é). É necessária uma revolução no sistema de ensino que permita com que os alunos (hoje já chamados de geração Y) tenham interesse, se encantem, participem, contribuam para o crescimento próprio e dos próximos.

Universidades americanas disponibilizam conteúdo livre de aulas sobre determinados temas para que possam ser “baixados” por qualquer um, em qualquer lugar do mundo todo. Eu mesmo tenho algumas aulas da Universidade de Stanford sobre business management (gestão de negócios).

Como a internet vai ajudar? Como blogs, vídeos, redes sociais, podcast podem fazer parte de um sistema de ensino empolgante e eficiente? Vou propor aqui o que seria uma aula utilizando vários recursos do nosso cotidiano “internetês”:

O professor prepara sua explanação sobre o tema e o grava em vídeo. Disponibiliza o vídeo no final do dia anterior ao que seria o dia da aula. Os alunos assistem o vídeo-explanação da aula no dia marcado (mas a qualquer hora desse dia). O professor utiliza uma rede social (pode ser uma pública como orkut ou facebook ou uma particular da instituição) para criar grupos de estudos entre seus alunos para que esses possam interagir entre si sobre a aula assistida, comentar posições e explorar dúvidas. Por meio de uma conta em um microblog (como o twitter), o professor pode deixar dicas adicionais, propor quizes, recomendar leituras adicionais, interagir com os alunos. Pode ser solicitado aos alunos a criação de um blog estudantil onde cada um, tendo assistido a aula, feito as leituras, respondido os quizes, desenvolvesse um post sobre o tema estudado (post esse que serviria de avaliação do aluno).

Podem me perguntar sobre o Ctrl + C / Ctrl + V tão comum em trabalhos escolares. Ora, internet é compartilhamento! Desde que a fonte pesquisada seja citada adequadamente, que mal há em se utilizar de outras fontes. Ora (mais uma vez), não é dessa forma que aprendemos? Utilizando-nos de outras fontes? Caso precisasse de um trabalho que valesse mais pontos, poderia ser solicitado aos alunos a gravação de um vídeo em que os próprios alunos explicassem o conteúdo para outras pessoas. Que tal? Sempre publicando em seus blog estudantis.

O que deve ser feito no sistema de ensino atual é uma reforma para torná-lo mais conectado.

A minha inspiração para esse post veio daqui: HSM

Anúncios

Sobre Maick Costa

Stay hungry, stay foolish

Publicado em 04/09/2010, em Web. Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. É isso mesmo, mano! Concordo em gênero, número e grau.
    O nível de defasamento atingido pelo sistema atual de ensino estudantil (e até acadêmico) já chegou num nível insustentável. Medidas inovadoras tem que ser adotadas já, e na era da cibernética, creio que tuas propostas aqui relatadas sejam um caminho louvável!

    • Obrigado, mano! Nosso sistema de ensino precisa de reformulações urgentes e isso passa pela capacidade também dos professores de estarem “conectados” para que não fiquem sempre um passo atrás dos alunos em questões de conectividade.

  2. Grande texto amigo. Tem que ser por aí mesmo. Quem nos dera os nossos queridos e amáveis políticos pensassem da mesma forma, sem desviar os recursos e aplica-los da melhor forma possível, se com toda roubalheira que existe foi possível que colocassem o Navega Pará(que querendo ou não foi a melhor saída para o aprendizado que o Governo atual deixou) pq não fazer um sistema parecido em todo Brasil? acho que tem que começar por aí. Parar com os desvios de merenda escolar. Parar com a patifaria de desvio dos recursos. Aumentar os salários dos professores principlamente os do primário e reconstruir todo o sistema de ensino Brasileiro, não é difícil, falta força de vontade, acreditação e acabativa por parte dos nossos governantes

  3. Concordo com você que a metodologia usadas em algumas escolas e universidades está ultrapassada com as novas ferramentas disponíveis online.
    Acredito que os professores deveriam aprender a utilizar as mídias sociais e a propria rede a seu favor e através dela criar novas ferramentas, dinâmicas e metodologias com os alunos como essa que você mencionou.
    Acredito que o sistema de ensino ja está sofrendo mudanças e a tendência ou o futuro será o sistema EAD (usado de forma correta e adequada a realidade de cada instituição de ensino) e a qualificação dos professores para que eles se integrem aos novos sistemas tecnológicos educativos.

Comentaê

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s