Brasil 247, o jornal digital para iPad

Resolvi testar o Brasil 247, o jornal digital brasileiro para iPad. É interessante e diferente, mas não entra no meu conceito de jornal. No máximo um tablóide. Vou explicar o porque. Vamos aos prós e contras…

Porque eu disse que o Brasil 247 é, no máximo, um tablóide? Porque o sistema é de fazer download das edições. Tal como as revistas digitais que já estão no mercado (Veja, Exame e outras). Apesar de ser gratuito (espero que não incorra no erro do The Daily em ser pago), não acho esse sistema, de download, como sendo o melhor para um jornal digital. Mas cabe no conceito de tablóide, de revista, algo do gênero.

 

 

 

 

Essa é a capa da edição do dia 18/03/2011. Simples, limpa e bem feita. Gostei.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você pode optar, como em todo os jornais, navegar exclusivamente nos cadernos que escolher. Para isso, no Brasil 247, é necessário um clique na parte de baixo da tela para selecionar a navegação por entre os cadernos. Nada de novo nisso, mas é legal se você quiser ir direto para um caderno em específico.

 

 

 

 

 

Na capa dos cadernos, a disposição do texto e das imagens dá um foco para a imagem, o visual, o que chama a atenção dos olhos. Eu gostei. Essa é a capa do caderno “Eco”

 

 

 

 

 

 

 

 

Nas matérias, dentro dos cadernos, são textos não muito longos em uma coluna diferente da coluna da foto. É bem simples e fácil de ler. Para a continuidade do texto é só rolar a coluna do texto para baixo.

 

 

 

 

 

 

 

Para ir para uma outra matéria, dentro do mesmo caderno, é que eu achei mais diferente (até um tanto estranho, talvez). A rolagem para uma próxima matéria, até pelo costume da nossa leitura, seria da esquerda para a direita, correto? (pelo menos no lado ocidental do mundo). No Brasil 247, a rolagem para uma outra matéria, dentro do mesmo caderno, se dá para baixo. Eu descobri quase que por acidente. Não é intuitivo, é diferente, me pareceu estranho. Mas acho que vai do costume, não?

 

 

 

A rolagem de uma matéria para outra, dentro do mesmo caderno, achei estranha mas dá pra acostumar. Agora algo que não gostei realmente e é o que faz toda a diferença nesse mundo de redes sociais, é o compartilhamento.Percebam, duas imagens atrás, que há um balãozinho indicando o compartilhamento. Acreditei que aquele balãozinho fosse um botão que, ao ser tocado, iria abrir as opções de compartilhamento. Não! Quando tocamos no balãozinho do compartilhamento estamos tocando na parte superior da tela e, assim como a parte inferior, abre uma barra de ferramentas. Nessa barras de ferramentas tem um botão de compartilhamento que ao ser pressionado, exibe as opções de compartilhamento (Twitter, Facebook e e-mail) (Não vi se tinha como adicionar outras formas de compartilhamento). Não gostei, não é intuitivo, é um tanto quanto feio e, na minha opinião, deveria vim botões de compartilhamento ou ao tocar o balão “compartilhamento” ou abaixo da foto da matéria, em algum outro espaço. Sendo mais intuitivo.

Essa é a visão de uma matéria quando coloca-se o iPad no modo horizontal. Até parece se adequar mais. Precisaria me acostumar para perceber se é melhor ou pior que no modo vertical.

 

 

 

 

Por fim, esse é o layout da Folha de São Paulo para o iPad. Dentre os jornais que leio no iPad, é o melhor layout que já experimentei. Barras na parte central com a divisão entre os cadernos, rolagem lateral (esquerda para direita) dentro de cada barra (caderno) para trocar de matéria. No jornal da Folha para iPad, o sistema de compartilhamento também não me agrada muito.

 

 

 

 

Sabe um sistema de compartilhamento que me agrada? O do MobileRSS (app para leitura de feeds RSS). Simples, intuitivo e não tanto intrusivo.

É isso cambada. O Brasil 247 tá só no início e acredito que deva melhorar muito. Ficam aqui as minhas considerações.

Anúncios

Sobre Maick Costa

Stay hungry, stay foolish

Publicado em 21/03/2011, em Tech/Ciência, Web e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Comentaê

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s