Você cansou das mídias sociais?

Vocês já devem ter visto posts e mais posts, tweets e mais tweets, comentários e mais comentários (facebook, linkedin e outros) sobre o levantamento realizado pela Gatner que mostra que o consumidor está cansado das mídias sociais, não é? Pois bem. A pesquisa mostra que há sinais de um “amadurecimento” no mercado de mídia social onde os usuários se mostram cansados. A pesquisa revela também características específicas dos usuários, em diferentes países, que ditam suas preferências. Não vou nem focar que entrevistaram pouco mais de 6000 pessoas, porque a questão levantada é interessante. As mídias sociais lhe cansaram?

Em tempo em que as mídias sociais vão anunciando cada vez mais usuários, com twitter batendo recorde de tuitadas, com foursquare batendo recorde de usuários no mundo, com linkedin alcançando 3 milhões de usuários no Brasil, dizer que as pessoas usam menos as mídias sociais do que quando entraram não parece, para mim, representar diminuição do uso. Pode representar um uso mais seletivo, menos empolgado. Mas pode ser consequência da criação de muitas outras mídias sociais (Google+ é tão mês passado. Vocês já tem o Heello?). Essa criação e a debandada das pessoas para as outras muitas mídias sociais mais novas me cansa. Isso pode até mostrar uma diminuição do meu uso, mas não que eu me cansei das mídias sociais. Pode ter certeza que uso de maneira menos empolgada as mídias sociais do que quando entrei, mas essa “diminuição” não representa, para mim, cansaço. E sim, melhor aproveitamento, uso mais inteligente.  Que as empresas precisam inovar cada vez mais isso não tenho dúvidas. A pesquisa também mostra a preocupação com a privacidade na divulgação de informações online como fator que diminui o entusiasmo com as mídias sociais. Além disso, a pesquisa mostra o seguinte: mercados de mídia social mais maduros (Reino Unido e Estados Unidos) apresentam aumento no uso de mídias sociais. Por quê? Coréia do sul (um país classificado como emergente) apresenta alto entusiasmo. Brasil e Rússia (que também são emergentes) apresentam diminuição do uso de mídias sociais.

A pesquisa mostra mais direcionamentos para outras pesquisas ao invés de conclusões (como muitos estão tratando a pesquisa). Qual o comportamento das pessoas que dizem que usam menos as mídias sociais? Quais as características que diferem os usuários de países maduros e países emergentes? Por que usuários na Coréia do Sul apresentam maior entusiasmo e países como Brasil e Rússia apresentam diminuição desse entusiasmo? 6000 pessoas é significante?

E você? Se cansou das mídias sociais? Perdeu entusiasmo? Usa mais as mídias socias do que quando entrou? Usa menos? Qual mídia social usa mais? Qual mídia social deixou de usar? Parou de usar uma mídia, e agora faz o que? O que acessa na internet?

Anúncios

Sobre Maick Costa

Stay hungry, stay foolish

Publicado em 18/08/2011, em Web e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Realmente eu posso não usar as mídias com a mesma empolgação de antes. Mas também creio que se trata de um amadurecimento, as mídias sociais já provaram que não são apenas entretenimento e que é preciso fazer um uso responsável delas. Eu gosto muito das mídias sociais e por enquanto acho difícil que vá me cansar de verdade delas. 🙂

  2. Tudo que é novo, sempre causa curiosidade. E as mídias fazem parte do cotidiano, porém, já não há novidades.

    • Concordo, Erlon. Já não há tanta novidade assim. E as que surgem, rapidamente são adotadas e massificadas. Mas isso leva a um cansaço? Leva ao seu cansaço? =]

Comentaê

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s