Atendimento

Qual o segredo para um bom atendimento em uma empresa? Nós, como clientes, queremos ser bem atendidos. Mas cada pessoa é diferente da outra. Não somos iguais uns aos outros. E isso também vale para o que dizemos ser um bom atendimento em uma empresa. Há aquelas pessoas que não suportam entrar em uma loja de departamentos e ter um vendedor stalker “no seu pé” (eu detesto esse tipo), mas há aquelas pessoas que querem o vendedor do lado, para fazer várias perguntas, para que o vendedor lhe dê outras opções, para enchê-los de perguntas e por aí vai. Então o que é preciso que as empresas façam para manter um bom atendimento?

Em vário setores, você (empresa) não possui um produto próprio. Principalmente no varejo em que você revende produtos de fornecedores. Então é o atendimento que fará com que você se diferencie dos demais concorrentes. Pessoas bem educadas, bem treinadas, pró-ativas farão da sua empresa um local com excelência no atendimento. Você pode até ter o produto com um valor um pouco acima da média do mercado, mas o atendimento fará com que você seja escolhido pelos consumidores. É o atendimento da sua empresa que fará com que a sua marca seja reconhecida e lembrada pelos consumidores. Não falo de apenas um bom atendimento, que isso é obrigação de toda e qualquer empresa, mas sim de um atendimento diferenciado.

Quantas vezes você, como cliente, deixou de frequentar um estabelecimento por que foi mal tratado? Quantas vezes você trocou de estabelecimento por que aquele funcionário excepcional não está mais lá? Quantas vezes você volta em uma empresa por que é bem recebido? Por que o vendedor sabe o que você gosta e como você gosta? Como um amigo disse: atendimento é “a porta da frente” da tua empresa.

Em tempos onde procuramos qualidade em todo o lugar, mesmo em brechó. Em tempos onde sempre barganhamos preço, mesmo em R$ 1,99. O atendimento da empresa é o que irá destacá-la no mercado. Imaginem que louco seria se telemarketings não estivessem correndo contra o tempo para lhe “atender” em 30 segundos e assim poder “atender” 500 pessoas em um dia? Só um adendo: sou contra o modelo de negócios de telemarketing. Estressa muito mais do que satisfaz o cliente. Vendendor deve atender as necessidades do cliente e não apenas tirar o pedido. Digo mais: vendedor deve superar as expectativas do cliente, para que assim o cliente volte na empresa. Vendedor! E todos, dentro de uma empresa, são vendedores. Vendedor tem que pensar fora da caixa e a empresa tem que prepará-lo para isso.

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Sobre Maick Costa

Stay hungry, stay foolish

Publicado em 29/08/2011, em Business e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

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