Prédio pronto em 15 dias!

Anos-luz à frente em competitividade. Essa é a frase que me vem a cabeça para demonstrar o quão a China está à frente dos outros países emergentes (Brasil, Rússia, Índia e África do Sul). A despeito de toda as mazelas que devem existir na China, a competitividade industrial deles é impressionante. Pra mim, é extremamente difícil um país como o Brasil consguir chegar próximo desse nível de competitividade, seja por motivos políticos, seja por motivos culturais ou seja por motivos econômicos.

Querem uma mostra da “violenta” competitividade chinesa? Veja esse vídeo da construção de um prédio de 15 andares na China. O Ark Hotel foi construído em quinze dias. Isso mesmo! 15 DIAS!!! E não é um prédio qualquer. Aguenta abalos sísmicos de até 9 graus (eu to de queixo caído ainda) e ainda possui um excelente isolamento térmico e acústico. (Alguém faz o favor de pegar meu queixo que ainda tá no chão?)

Lógico que a China vai sofrer mudanças, como por exemplo aumento dos salários da sua mão-de-obra. Mas até isso diminuir o ritmo de crescimento do país, esse já estará “láááááááááá na frente”

Vi na edição da Exame no iPad.

Sobre Maick Costa

Administrador, Especialista em Gestão Empresarial e Mestre em Estratégia.

Publicado em 19/09/2011, em Business e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Comentaê