Facebook x desempenho acadêmico

Estudo publicado na Computer Human Behavior analisou 1839 estudantes e a relação de uso do facebook com as notas na escola (escola? Tu é velho, hein?). Existe uma relação de diminuição das notas com o aumento do uso do facebook, mas o resultado não é significante na vida real, apesar de ser significante estatisticamente. Mais precisamente, a nota diminui 0,12 a cada aumento de 93 minutos além da média de 106 minutos por dia. Ou seja: a nota vai diminuir de 8,0 para 7,82 se você usar o facebook mais de 3 horas por dia.

O problema não está em usar ou não o Facebook (e outras redes sociais virtuais) e sim em como usar. Se você deixar o Facebook interferir nos seus estudos, certamente terá desempenho acadêmico menor. Se você usar o Facebook para compartilhar links de interesse de seus colegas sobre a aula de hoje, certeza de que seu desempenho poderá ser melhor (a cada vez que você ensina, você aprende mais). O próprio professor da Universidade da Pensylvania Lock Haven, Reynol Junco, organiza grupos no Facebook para cada uma de suas classes para que a discussão em sala de aula continue online. Esse é o caminho!

Você, como aluno, utiliza o Facebook para o aprendizado?

Você, como professor, utiliza o Facebook para o ensino?

Vi no Mashable

Anúncios

Sobre Maick Costa

Stay hungry, stay foolish

Publicado em 18/10/2011, em Web e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Comentaê

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s